domingo, 6 de março de 2011

Drive-In


O que se nota rapidamente quando se começa a viver nos Estados Unidos é que quase tudo está preparado para fazer com que a vida quotidiana seja o mais fácil possível e que, principalmente, as pessoas não tenham que se mover muito.

O expoente máximo é o Drive-In ou aqui chamado Drive-Thru (de through). Em Portugal, conhecemos bem o Drive-In do McDonald’s, que, às vezes, dá muito jeito. No entanto, e na maioria das vezes que tentava o Drive-In e, depois de examinar cuidadosamente o tamanho da fila de carros, lá estacionava o meu, entrava no Mc Donald’s, fazia o pedido, saía com os sacos e evidentemente verificava se tinha tido sucesso na minha tentativa de ganhar tempo, o que, invariavelmente acontecia. Opção acertada, missão bem sucedida e um sorriso no rosto.

Nos Estados Unidos, basicamente todas as cadeias de fast food (ou junk food), e são muitas, têm o seu Drive-Thru. Mc Donald’s, Dunkin Donuts, Starbucks, Subway, Wendy’s , etc, e até alguns cafezitos mais rasquitas, têm o seu. Arcaico, mas Drive-Thru. Assim, os americanos alinham no sistema e não querem sair do carro, e em consequência é raro não encontrar uma fila de carros em qualquer desses estabelecimentos. O que tenta fazer um Tuga Chico Esperto como eu? Estacionar o carro, levantar o rabo da carro, ir dentro da loja, fazer meu pedido, pagar, pegar na comida e/ou bebida e sair com um ar vitorioso. Errado! Tentei por três vezes e desisti. Dentro destas lojas está todo um sistema bem montado para atender o cliente que vai de carro. Numa loja com 20 rapazes/raparigas a atender clientes, estarão provavelmente 18 a tratar dos pedidos do Drive-Thru. Quando se entra na loja a pé, vazia por sinal, encontramos 1 ou 2 gatos pingados que parecem descontentes por ver-me a entrar. Fazemos o pedido, mas não há nada exposto para entrega imediata….está tudo a sair….para o Drive-Thru. Tenho que esperar e esperar e esperar, enquanto vai-se vendo no canto da loja os carros a serem atendidos com uma rapidez fascinante até que passa o carro que estava à minha frente. Desgraça. Perdi. Como sou teimoso, tentei por 3 vezes e acabou. Alinhei no Drive-Thru, mesmo quando as filas parecem inacreditavelmente grandes. Num instante somos atendidos e servidos.

No entanto, o preferido da minha mulher é o Drive-Thru do banco. Quase todos os bancos têm um, tanto para atendimento normal (depósito de cheques, assinatura de um papel qualquer, etc) como caixas multibanco. Para quem, como é o seu caso, tem um bebé no carro e uma menina de 5 anos, a ida ao banco ou multibanco torna-se uma tarefa mais fácil, mesmo debaixo de neve ou chuva torrencial. No entanto, e no caso dos bancos, a eficácia do sistema não é tão boa e acredito que se deve ao facto de não haver um menu do género:

1. Depósito de Cheque

2. Transferência entre contas

3. Insultar o Gerente por causa da taxa de serviço mensal que ninguém avisou que ia ser debitada

Também no banco não é possível ter as tais 18 pessoas a trabalhar para quem está no carro, i.e., só mesmo 1 funcionário pode servir 1 cliente. Claro está que o Tuga Chico Esperto fez a experiência e neste caso, invariavelmente, é bastante mais rápido estacionar o carro, levantar o rabo e entrar na agência. Estão várias pessoas ao balcão com os braços cruzados à espera de entrarmos e sermos servidos rapidamente.

Para rematar, as farmácias também têm Drive-Thru para os produtos com prescrição, mas sobre esse não posso pronunciar-me, porque, e ainda bem, ninguém ainda precisou de novos medicamentos lá por casa nestes 6 meses!

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